Reabilitação cognitiva no processo de aquisição da leitura e escrita

Uma proposta de intervenção com o “leiturinha”

INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO

Resumo: A Neurociência cognitiva, que estuda as capacidades mentais mais complexas como aprendizado, linguagem, memória e planejamento contribuiu para o desenvolvimento de um material de intervenção para crianças com dificuldades de Aprendizagem, específico para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita: “Leiturinha”. A proposta envolve pistas multissensoriais (visual, auditivo, tátil-cinestésico), que possibilitam a análise, a síntese e a integração das informações para a decodificação grafema-fonema e a compreensão da leitura

Formato: Videoaulas

Aula 1: Neurociências e Aprendizagem. Processo de Aprendizagem da Leitura e Escrita e os Correlatos Cognitivos: Percepção, Atenção, Memória, Capacidades Metacognitivas, Capacidades Metalinguísticas, Funções Executivas, Motivação

Aula 2: Métodos de Alfabetização. Apresentação da Proposta de Intervenção: “Leiturinha”. História da Criação. Aplicação (explicação e vídeos). Fatores Positivos Observados. Apresentação de Casos. Depoimentos de Familiares

Duração: 2 horas e 30 minutos

Valor: R$ 239,00

Público-alvo: Fonoaudiólogos, Psicólogos, Pedagogos, Psicopedagogos, Neuropsicólogos, Educadore3

Profª Marlene Scarpa

Fonoaudióloga clínica – PUC/SP – 1975.
Aperfeiçoamento em Distúrbios da Comunicação – PUC/SP – 1983 a 1987.
Aprimoramento em Neurociências e Aprendizagem – Teoria e Prática – Cefac/SP – 2005 e 2006.
Atuação Clínica em Transtornos de Aprendizagem – CLÍNICA CECOP/SP – de 1988 até o momento.
Apresentação de cursos e palestras em escolas e Instituições acadêmicas.

• Autora, em parceria, dos livros:         
“Leiturinha – Material de Intervenção para crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizagem”. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2012.
– “APET – Análise da Produção Escrita de Textos”. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2014.
– “Convite à Leitura – Eu leio! Ele lê! E você?”. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2016.
– “Convite à Escrita – Eu escrevo! Ele escreve! E você?”. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2017.

Autora dos livros:
– “Exercícios para construir Leitura, Escrita e Ortografia”
Vol. 1. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2009.
Vol. 2. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2010.
Vol. 3. São José dos Campos, SP: Pulso Editorial, 2019.

COMO FUNCIONA?

Acesso à Plataforma

Após a efetivação da compra,
você recebe por e-mail, login e
senha para acesso ao ambiente
virtual do aluno.

Início do Curso

Feito o login você encontra as videoaulas, os conteúdos do seu curso e um canal direto com o professor para esclarecimento de dúvidas.

Acesso ilimitado por 60 dias

No seu ritmo, assista o curso quantas vezes quiser e de onde quiser. Você terá acesso por 2 meses para ver e rever as aulas quanto precisar.

Grupo Pós Curso

Peça ajuda sempre que precisar!
Você fará parte do Grupo Fechado
no WhatsApp exclusivo 
para ex-alunos.

Uma equipe da Escola de NeuroPsicologia está disponível para ajudá-lo com eventuais problemas. Fale com a equipe enviando um e-mail para contato@escoladeneuropsicologia.com.br